Viveiro de Mudas recebe apoio do Consórcio Nascentes do Pantanal

A Prefeitura Municipal de Araputanga agradece ao Consórcio Nascentes do Pantanal pela ajuda e o apoio na manutenção do viveiro de mudas de espécies nativas do Município. Segundo o Gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Willie Douglas Martes Ferreira, uma parceria firmada entre a Secretaria e o Consórcio, resultou na aquisição de 100 (cem) sacos de substrato vegetal, 50.000 (cinquenta mil) sacolas para a produção de mudas; além de materiais para revitalização do sistema de irrigação. Ele afirmou que atualmente, esse viveiro vem sendo mantido por meio de doações, vindas da parte dos produtores rurais e munícipes, pelo fato da Secretaria não dispor em seu quadro orçamentário de uma dotação específica para a compra desses materiais, usados na produção de mudas. Por fim, agradeceu ao Dariu, à Elizene e à toda equipe do Consórcio pelo apoio nos trabalhos relacionados ao Meio Ambiente na região; que segundo ele" ficaria difícil manter uma estrutura desse porte sem recursos financeiros ou outros auxílios".

A Importância do Reflorestamento

Reflorestamento é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza (incêndios, por exemplo) ou ações humanas (queimadas, exploração de madeira, expansão de áreas agrícolas, queimadas). Esse processo é de grande importância para o meio ambiente, sendo capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados.

Da mesma forma que as arborizações encontradas nas áreas livres públicas e privadas, as árvores que acompanham o sistema viário exercem função ecológica, no sentido de melhoria do ambiente urbano, e estética, no sentido de embelezamento das vias públicas, consequentemente da cidade.

Algumas contribuições significativas na melhoria da qualidade do ambiente urbano são citadas a seguir:

1. Purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos;
  2. Melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas;
  3. Redução na velocidade do vento;
  4. Influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evapo-transpiração mais lenta;
  5. Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças; e
  6. Amortecimento de ruídos.

Outra função importante da arborização que acompanha o sistema viário é seu préstimo como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas da cidade, como praças e parques. Além disso, em muitas ocasiões, a árvore na frente da residência confere a esta uma identidade particular e propicia o contato direto dos moradores com um elemento natural significativo, considerando todos os seus benefícios.