UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE "BIOFOSSAS" SÃO INSTALADAS NA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO

UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE
Duas pequenas propriedades rurais de Araputanga receberam a instalação de duas "fossas sépticas biodigestoras", como parte de um projeto do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.  A ação do ponto de vista do saneamento rural vai refletir na melhoria da qualidade da água no futuro. A Biofossa é um sistema de tratamento para os dejetos humanos em zonas rurais. Neste projeto foram selecionados dois produtores rurais, que receberam os kits demonstrativos; com o objetivo de provar aos mesmos que a contaminação da água e do lençol freático podem ser diminuídos, a partir da geração de biofertilizante residual. O adubo orgânico produzido poderá ser usado na irrigação das árvores frutíferas e das pastagens. O processo para a produção do biofertilizante ou adubo orgânico é simples. Ao dar a descarga no banheiro, a água do esgoto sanitário cai na primeira caixa, onde são despejados "esterco bovino" que vai ajudar no processo de decomposição, sendo feito a partir bactérias anaeróbicas. À medida que a caixa vai enchendo, a água cai na segunda caixa e, quando chega na terceira caixa a água estará pronta para ser usada em 21 dias.   Nesse processo, os micro-organismos vão entrar em contato com o material ou a água negra que vem do vaso sanitário e decompor  esse material orgânico, transformando, então, em biofertilizante. A função dessas bactérias que colocamos na primeira caixa é fazer essa transformação desse material sólido em líquido e mais os nutrientes, no caso da ureia, o nitrogênio que vem pela urina é convertido então num biofertilizante. O objetivo da ação é proporcionar conhecimento técnico aos produtores rurais, com o intuito de expansão do projeto para outras propriedades do município. As propriedades beneficiadas com os kits da Biofossa em Araputanga estão no Assentamento São Benedito e Comunidade da Taboca.