Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Araputanga, através da Secretária Municipal de Saúde realizou na última quarta-feira, dia 18/09/19, Campanha de Prevenção ao Suicídio com referência ao “Setembro Amarelo”.

Por Ana Paula Campos

Setembro Amarelo

Ana Paula Campos

A Prefeitura Municipal de Araputanga, através da Secretária Municipal de Saúde

Esta campanha contou com a colaboração das escolas Municipais e Estaduais para a realização de passeata, obtendo ainda escolta e segurança da Policia Militar de Araputanga, escoltando e fornecendo a segurança.

A campanha teve como principal objetivo a prevenção ao suicídio denominado, já que estamos no mês de Setembro, mês de prevenção ao suicídio.

Nos anos de 2015 a 2019 tivemos um total de 4 pessoas que cometeram o suicídio em Araputanga MT, número reduzido, porém importante.

Foram distribuídos vários informativos de prevenção ao suicídio  na campanha, pela passeata por aproximadamente 2 km, que contou com a presença de membros das entidades religiosas locais, alunos das escolas públicas, professores e a presença do  Padre Celsinho.

“Toda campanha tem importância de levar conhecimento dentro da sociedade. Em Araputanga, nós gestores deste município estamos aqui pra ajudar nossa população, desenvolvendo a campanha setembro amarelo e envolvendo toda a sociedade Araputanguese nessa luta, desde os nossos professores, com apoio das igrejas locais, porque valorizar a vida é a melhor forma. O “setembro amarelo” é uma campanha pra conscientizar a população sobre como agir pra minimizar ou evitar o suicídio” afirma o Prefeito Joel Marins Carvalho.Lembrando a sociedade que tudo aquilo que for projeto social em benefício da população de Araputanga terá o apoio da Prefeitura Municipal de Araputanga.

Diante de uma pessoa sobre risco de Suicídio, o que se deve fazer?

Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional, como um médico, psicólogo, profissional de saúde mental conselho ou assistente social.

Se você acha que essa pessoa esta em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de emergência um serviço telefônico a crises um profissional de saúde ou informe algum familiar dessa pessoa.