Por Allison S. Loiola(Assessor de Comunicacão)
ATENDIMENTO DO CRAS
CRAS: Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade de execução dos Serviços de Proteção Social Básica destinado à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede de serviços socioassistenciais. A proteção social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social, para redução e prevenção do impacto das questões sociais e naturais ao ciclo da vida, à dignidade humana e à família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.
ACOLHIDA: Contato inicial com a unidade do CRAS e seus serviços – repasse das primeiras orientações; preenchimento de cadastro e coleta de informações da família para planejamento dos próximos atendimentos (atendimento técnico; encaminhamentos; inclusão em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo entre outros).
PÚBLICO ANTEDIDO: Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiências, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00
CONTATO: 65 3261-2785
E-MAIL: sas@araputanga.mt.gov.br
ENDEREÇO: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT.
AUXILIO NATALIDADE |
Descrição do serviço: atender famílias em vulnerabilidade social através da entrega do kit natalidade para atender as necessidades advindas da chegada do bebê. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: documentos pessoais do requerente, comprovante de residência e cartão da gestante. |
Previsão e prazo de entrega: 5 dias |
Principais etapas do serviço: elaboração do processo, realização de visita, elaboração do parecer, encaminhamento para execução do serviço. |
Formas de prestação do serviço: pagamento de pessoa jurídica |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
AUXILIO FUNERAL |
Descrição do serviço: atender famílias em vulnerabilidade social. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: certidão de óbito, documentos pessoais do falecido, documentos pessoais do requerente, comprovante de residência. |
Previsão e prazo de entrega: 5 dias |
Principais etapas do serviço: elaboração do processo, realização de visita, elaboração do parecer, montagem do kit, entrega do kit. |
Formas de prestação do serviço: pagamento de pessoa jurídica |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
CADASTRO ÚNICO |
Descrição do serviço: ?Cadastrar e atualizar o cadastro dos usuários dos programas do governo federal. O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. |
Requisitos para aquisição do serviço: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho, ou Título de Eleitor, comprovante de residência. |
Previsão e prazo de entrega: imediato |
Principais etapas do serviço: atendimento individualizado, entrevista e atualização cadastral, visita domiciliar. |
Formas de prestação do serviço: |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
PAIF |
Descrição do serviço: O PAIF oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o comprimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O público alvo atendido são as mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela SCFV/PAIF e ou usuários do Programa Auxílio Brasil. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: |
Previsão e prazo de entrega: |
Principais etapas do serviço: |
Formas de prestação do serviço: |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
CURSOS PROFISSIONALIZANTES |
Descrição do serviço: Os cursos buscam incentivar a capacitação de jovens e adultos em áreas de trabalhos manuais, de forma a proporcionar qualificação profissional, complementação da renda familiar, incentivo ao empreendedorismo e inclusão social e profissional. Os cursos são em parceria com o SENAR/SENAC/SEBRAE. |
Requisitos para aquisição do serviço: documentos pessoais, idade mínima de 14 anos, |
Previsão e prazo de entrega: conforme o cronograma. |
Principais etapas do serviço: Divulgação, inscrições, seleção, aulas teóricas e/oi/ práticas, conclusão, entrega de certificados. |
Formas de prestação do serviço: parceria com o |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS |
Descrição do serviço: O SCFV é voltado para crianças e adolescentes com faixa etária de 07 à 17 anos, e também para idosos. E tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: inscrição no cadastro único/encaminhamento da rede socioassistencial, beneficiários do BPC. |
Previsão e prazo de entrega: imediato |
Principais etapas do serviço: inscrição, distribuição por turmas. |
Formas de prestação do serviço: oferta de oficinas, atividades voltadas para valorização dos vínculos sociais e familiares, atividades culturais. |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO |
Descrição do serviço: o Benefício Eventual de entrega de cestas básicas tem por objetivo a prestação eventual de entrega alimentos para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: situação de vulnerabilidade, documento pessoal. |
Previsão e prazo de entrega: imediato. |
Principais etapas do serviço: atendimento individualizado, parecer técnico social, visita, entrega do benefício. |
Formas de prestação do serviço: distribuição gratuita |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |
ALUGUEL SOCIAL |
Descrição do serviço: o Benefício Eventual que busca atender as situações de extrema vulnerabilidade social, onde o beneficiário se encontra em situação de risco, ou calamidade. Por tempo determinado. Lei 1388/2020, e suas alterações. |
Requisitos para aquisição do serviço: situação de vulnerabilidade, documento pessoal. |
Previsão e prazo de entrega: imediato. |
Principais etapas do serviço: atendimento individualizado, parecer técnico social, visita, entrega do benefício. |
Formas de prestação do serviço: contratação ode pessoa física. |
Local: CRAS, Av. Orídia Pimenta, s/n, Cidade Alta , Araputanga-MT. |
Contato: 65- 3261 2785 |
Prioridade de atendimento: gestantes/lactantes, idoso, pessoa com deficiência |
Previsão de tempo de espera: 15 min |
Mecanismo de consulta do usuário: telefone ou presencial |