PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Por Elenir dos Santos Ferreira

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Elenir dos Santos Ferreira

A formação continuada de professores e monitores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários, realizado ao longo da vida profissional. Com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas no ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação, apoiada pela Prefeitura Municipal de Araputanga e em parceria com o Programa A União Faz a Vida, realizou nos dias 01 e 02 de agosto do corrente ano mais uma formação continuada para professores da educação infantil, ensino fundamental e monitores.

Foram dois dias de intensas atividades, na busca de subsídios que aperfeiçoem o desempenho no trabalho de nossos profissionais. Para as atividades com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contamos com a colaboração das Professoras Mestras Rosa Botassim e Joana Darc Xavier, respectivamente. Ambas debateram temas como: A importância da relação professor-aluno no Ensino Infantil e fundamental e suas marcas; BNCC Nacional e DRC/MT: alinhavando as competências gerais; visões e percepções do Projeto Politico Pedagógico nas escolas e Centros de Educação Infantil; Metodologias Ativas: metodologia de projetos; A BNCC e o Programa A União faz a Vida. À frente das discussões com os Monitores de Creches e Escolas, contamos com a participação da Professora Mestra Renata de Souza, trabalhando os temas: Conceito de Inclusão; Conceito de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Conceito de Igualdade e Equidade no atendimento educacional especializado; Adaptação Escolar para os alunos da Educação Infantil, na perspectiva da Educação Especial; Presença do Cuidador e Monitor na Educação Infantil; Estimulação Precoce. Também, tivemos a participação da Nutricionista da Educação Amanda Escobar, debatendo os temas: Educação Alimentar; Higienização; Contaminação; Cardápio; da Médica Veterinária Morghana Pires, Fiscais Sanitários Charles Brito e Keila Zago que trabalharam Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

A formação continuada é entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos profissionais da educação, faz-se necessária para que ações de aprendizagens dos sujeitos aconteçam, ajuda na melhoria das práticas pedagógicas, dando subsídios para o apoio aos alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações.

Professores do Ensino Fundamental – 01/08/2019

Monitores de Creche e Escolas – 02/08/2019