PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA CAMPANHA AGOSTO DOURADO

Por Luis Carlos Henrique

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA CAMPANHA AGOSTO DOURADO

A Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última Quarta-feira (15/08) as ações alusivas a Campanha Mundial “Agosto Dourado”, que visa sensibilizar a população sobre importância da amamentação para a saúde das crianças. Em Araputanga, os profissionais das Unidades Básica de Saúde instituíram um calendário de ações para a sensibilização da comunidade e profissionais de saúde de Araputanga.

A cor dourada se refere ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Apesar de ser o alimento mais completo, apenas 38% das crianças de até seis meses, no mundo inteiro, recebem exclusivamente o leite materno. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos.

“A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de sensibilização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno reforçando o fato de que é capaz de beneficiar mãe e criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança”, frisou Emerson José do Prado, Secretário Municipal de Saúde Araputanga.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA “AGOSTO DOURADO”

AÇÃO

HORÁRIO

PÚBLICO ALVO

Pit Stop com Panfletagem

Mercado Municipal (Feira)

População Araputanguense

Discussão da Política de Aleitamento Materno do Município de Araputanga e sensibilização dos profissionais da saúde para implementação de ações mais efetivas nas rotinas das Unidades de Saúde.

CRAS de

Araputanga

Médicos Clinico Geral

Enfermeiras

Técnicos de Enfermagem

Auxiliares de Enfermagem

Agentes Comunitários de Saúde

Roda de conversa para a Promoção da saúde bucal com orientações sobre higiene bucal de recém-nascidos e menores de 1 ano.

CRAS de

Araputanga