PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

Por Luis Carlos Henrique

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

Durante o mês de Outubro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga, realizou diferentes ações em comemoração a Campanha “Outubro Rosa”. Dentre as ações, destacam-se a aquisição de 50 exames de mamografia, Passeio Ciclístico e o Dia “D” de Reflexão, Discussão e Sensibilização da População Sobre Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama e do Colo Uterino.

Com o objetivo diminuir a lista de espera de exame de “Mamografia”, foram adquiridos e realizados 50 exames de Mamografia. “Reconhecendo a importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama, adquirimos 50 exames de mamografia. Com a aquisição, diminuímos a lista de espera dos exames em Araputanga, visto que, 50 mulheres foram contempladas durante esse mês” frisou Maria de Fatima Neves, Diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, foi realizado, na manhã do dia 27 de outubro de 2018, o Primeiro Passeio Ciclístico “Outubro Rosa” de Araputanga, reunindo mais 50 pessoas. O passeio, bem como, o Dia “D”, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino.

O “Dia “D” de Reflexão, Discussão e Sensibilização da População Sobre Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama e do Colo Uterino” ocorreu durante todas as segundas-feiras do mês de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Araputanga. Na oportunidade, os profissionais das UBS se dedicaram à discussão e sensibilização da população sobre temática.

A Campanha “Outubro Rosa” nasceu de um movimento social da década de 90, realizando-se, todos os anos, durante o mês de Outubro e, consiste em uma campanha de sensibilização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero.