Prefeitura Municipal de Araputanga Antecipa combate contra o mosquito da dengue: “Prevenir é melhor que remediar”

“E você, já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você!”

Por Ana Paula Campos

Baixar Arquivo

Ana Paula Campos

Araputanga MT 20/09/2019

De: Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga/MT – Vigilância em Saúde

A Prefeitura Municipal de Araputanga/MT vem desenvolvendo inúmeras ações visando a melhoria de vida de sua população, especialmente no combate aos vetores como o Mosquito Aedes aegypti.

No ano de 2019 fora realizada a contratação e a capacitação Agentes de Combate às Endemias, aumentando os quadros do Município, além de  parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e com auxílio da Associação Reciclar para viver melhor foi feito um mutirão de limpeza, alcançando grande sucesso na retirada do lixo e na preservação da saúde e do meio ambiente, conscientização através da mídia, abastecimento regular de água, e outros.

“E você, já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você!”

A Secretaria de Saúde deixa um alerta e informa a população as medida que devem ser tomadas, tais como manter sempre limpas e bem tampadas as caixas e reservatórios de água, além de redobrar a atenção, já que logo iniciaremos o período chuvoso.

A colaboração da sociedade junto das medidas já tomadas acarretaram na redução do índice de incidência de surtos endêmicos de 5,10% apurado em fevereiro para apenas 0,6% no mês de setembro. Por isso, é de suma importância o apoio da sociedade para mantermos este índice baixo ou ate mesmo zero nesta nossa luta contra o mosquito Aedes  Aegypti.

Confira agora quais são as medidas que você deve tomar:
1 - Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa.

2 - Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue.

4 – Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.

6 - Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 – Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva.

9 – Realize uma limpeza nas calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com bastante frequência, com a utilização de água e sabão,  todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue.

11 - Os vasos de plantas aquáticas precisam ser lavados com água e sabão, a cada semana. É fundamental trocar a água dos vasos com frequência para evitar sujeira e mosquitos.

Baixar