PREFEITURA INVESTE NA REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL E EXAMES ESSENCIAIS VOLTAM A SEREM OFERTADOS

Com os investimentos, o setor conseguiu zerar a lista de espera para a realização dos exames hematológicos e de dosagem e passou a ofertar mais de 20 tipos de exames laboratoriais.

Por Luis Carlos Henrique

Prefeitura municipal de Araputanga retomou a oferta de exames hematológicos e de dosagens por meio do Labotório Municipal. A mais de 3 anos a Unidade de Saúde não realizava esses tipos de exames. Com os investimentos, o setor conseguiu zerar a lista de espera para a realização dos exames e passou a ofertar mais de 20 tipos de exames laboratoriais.

Com os investimentos, foi possível realizar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a aquisição de materiais laboratoriais e de 01 (Um) aparelho Analisador Semiautomático, utilizados na realização de exames essenciais como de Glicose, triglicerídeos, Colesterol, Uréia, Creatinina e Ácido Úrico. A alocação de 01 (Um) aparelho Analisador Hematológico, para realizar exames hematológicos, também foi realizada.

“Por meio do esforço conjunto entre equipe administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do laboratório municipal, conseguimos realizar os estudos e identificar equipamentos que encaixassem na rotina de trabalho do laboratório e principalmente que atendessem as necessidades de nossa comunidade”, frisou Emerson José do Prado, Secretário Municipal de Saúde de Araputanga – MT.

Com o objetivo de elevar a oferta de serviços de saúde à população, outros investimentos foram realizados e garantiram a aquisição de um novo equipamento para impressão de Raio X, instalação de 02 dois aparelhos de Raio X odontológicos, reforma das instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro Santo Antônio, retomada da construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Cidade Alta, com entrega prevista para dezembro e, aquisição de uma Van 0 km para transporte eletivo de pacientes (aguardando entrega).

Para elevar o quadro funcional da equipe de assistência básica de saúde, foi contratado 01 (um) médico clinico geral e 01 (uma) enfermeira, bem como a realização do concurso públicos 001/2018 para a contratação de 01 (um) médico clinico geral, 01 (um) Pediatra, 01 (um) enfermeiro, 01 (um) Técnico de Enfermagem e 01 (um) Auxiliar de Laboratório e, o Lançamento do edital do Processo Seletivo onde serão contratados Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias.

“Com muita satisfação, reestruturamos o nosso Laboratório Municipal para garantir que nossa população tenha acesso a mais esse serviço essencial. Nosso objetivo é ampliar a oferta de serviços de saúde, por isso estamos nos organizando financeiramente e buscando parceiros a nível estadual e federal para realizar mais investimentos no setor”, frisou Joel Marins de Carvalho, Prefeito Municipal de Araputanga.