O Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal inaugurou na sexta-feira, dia 22, em Araputanga a CENTRAL DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS e TRANSBORDO DE LIXO.

O prefeito Joel Marins de Araputanga já deu início ao trabalho de implantação da do serviço de Coleta Seletiva, contratando  a Associação de Catadores Reciclar para Viver Melhor com sede em Reserva do Cabaçal, que ampliou sua atuação agregando catadores do município e já estão operando na área, onde nesta sexta receberão as instalações prontas para o desenvolvimento adequado do trabalho e em breve também receberão equipamentos para o trabalho como prensa, balança e outros. Além da Central de triagem de Recicláveis o empreendimento em Araputanga contempla uma unidade de Transbordo de Lixo que atenderá os municípios de Araputanga, Reserva do Cabaçal e Indiavaí, os quais levarão o lixo coletado até a unidade, para depois ser transportado até o aterro sanitário em Mirassol D’Oeste. Na inauguração o prefeito Joel Marins acompanhado do presidente da Câmara Osvaldo Alvarez e dos dos vereadores do município e também com a presença dos prefeitos que fazem parte do Consórcio e também do superintendente da FUNASA Francisco Holanildo da Silva, do presidente do Consórcio Wemerson Adão. Segundo o presidente do Consórcio o trabalho realizado pelo pelos prefeitos através fortalecem a região. “Essa implantação da Central em Araputanga é prova desse sucesso que beneficia a população, aproveito a oportunidade para parabenizar todos os prefeitos que tem dado apoio para que o nosso Consórcio possa ser forte e gerando resultado para toda a região” disse. O superintendente da FUNASA Francisco ressaltou que foi graças ao trabalho sério desenvolvido pelos prefeitos através do consórcio que foi possível realizar os investimentos necessário. “Hoje estamos fazendo essa inauguração e também entregando o caminhão para a Central que tenho certeza fará um trabalho muito importante em Araputanga e na região e o mais importante beneficiando a população regional” afirmou. O prefeito Joel Marins agradeceu o empenho de todos e afirmou que na sua gestão esse trabalho de preservação do meio ambiente será priorizado. “Tenho mostrado que não é necessário fazer grandes investimentos, mais sim fazer parceria para que o trabalho possa ser realizado, agradeço o apoio dos prefeitos que fazem parte do consórcio, pois hoje trabalhamos de forma regional, pensando no futuro da nossa região” afirmou Joel. A logística regional do projeto prevê a implantação de outras três unidades de Transbordo, sendo uma em Jauru, Porto Esperidião e Lambari D’Oeste. Porem estas unidades previstas não estão contempladas no convênio. Os municípios buscam outras fontes para a construção. Participam do Projeto Integrado do Sistema de Resíduos Sólidos os  municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.