A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nesta última quarta-feira (28/03/2018) uma análise das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (2015/2025). Este acontecimento proporcionou aos profissionais da educação discutir sobre o que está proposto no PME do município de Araputanga e propor alterações que serão aprovadas na Conferência Municipal para Avaliação do Plano Municipal de Educação.
Foi uma manhã muito proveitosa, onde os participantes puderam colaborar com sugestões para a melhoria da educação no município, uma vez que, almejamos uma educação de qualidade para todos. O evento teve uma grande participação dos profissionais da rede municipal, estadual, privada e superior do município.
A Semec agradece o empenho e participação de todos, destacando que são através destas discussões e do envolvimento dos profissionais da educação e sociedade civil que poderemos alcançar o cumprimento das metas e proporcionar aos nossos alunos a educação que sonhamos.
O Plano de Educação é um documento, com força de lei, que estabelece metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um período de dez anos. Para que o Plano saia do papel e se transforme em realidade, a participação social é fator decisivo.
Quanto mais gente se comprometer com a implementação do Plano, mais condições, haverá de enfrentar as dificuldades, evitar os retrocessos na agenda de direitos, atuar conjuntamente por condições adequadas de financiamento público, valorizar as potencialidades locais e buscar os caminhos que garantam o direito humano à educação. O PME orienta a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã, constituindo uma grande conquista da sociedade brasileira.