INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira CONAE/2022 – Etapa Municipal

Por ASSESSORIA

A Comissão Especial de Divulgação, Mobilização, Monitoramento e Sistematização da IV Conferência Nacional de Educação 2022, Etapa Municipal/Araputanga/MT, apoiada pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, realizou no último dia 31 de março, no auditório da Câmara Municipal, a etapa da IV  CONAE/2022 no municipio de Araputanga.

A IV CONAE/2022 busca garantir espaços democráticos de discussão e preservação da qualidade social da educação pública. O tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, foi debatido por muitos segmentos da sociedade araputanguense que participaram e deram suas contribuições, as quais são de grande relevância para os avanços na área educacional de nosso país.

Estiveram presentes representantes dos setores públicos e privados do município, ministério público, conselhos municipais, conselho tutelar, administração pública, assossiaçoes, entre outros. A participação nas discussões contribuirão para os próximos rumos da educação municipal e nacional.

Os participantes foram divididos em cinco grupos, onde puderam fazer o debate dos três eixos norteadores da CONAE/2022: EIXO 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas, com os SUB-EIXO I “Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022”, SUB-EIXO II “O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 - Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e as 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas”, SUB-EIXO III “O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, SUB-EIXO IV “O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade”, SUB-EIXO V “O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar”, SUB-EIXO VI “O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, SUB-EIXO VII “O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social”, SUB-EIXO VIII “O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia”, SUB-EIXO IX “O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica”, EIXO 2. O PNE 2024 – 2034: “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”, com os SUB-EIXO I “O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias e oferta de educação aberta e a distância,  o SUB-EIXO II “O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permita a ampliação da conectividade, o acesso integral à internet e a dispositivos computacionais”  e o EIXO 3. EIXO 3. “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”,  com os SUB-EIXO I. O PNE 2024-2034 “na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da Educação”, SUB-EIXO II. O PNE 2024-2034, “políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”  e SUB-EIXO III. O PNE 2024-2034 “e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social”.

De acordo com a organização da conferência, etapa municipal, os debates foram bastante participativos, articulados e coerentes, não fugindo dos objetivo propostos. Foi um dia de aprendizado e discussões pertinentes para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, qualitativa e equitatativa. O evento foi um sucesso!