IFMT e Prefeitura de Araputanga realizam aula inaugural do curso de formação em libras

Por ASSESSORIA

Aconteceu na última sexta-feira, dia 04 de março, a aula inaugural do curso de Formação Inicial em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, uma parceria entre o Instituto Federal Mato-grossense (IFMT) Campus Lacerda e Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A solenidade foi realizada no auditório do CRAS e foi restrita a convidados, obedecendo os Protocolos de Biossegurança do Instituto.

“O curso de Libras assegura às pessoas com deficiência auditiva direitos básicos, como educação, saúde, trabalho e lazer. Com essa capacitação, novos profissionais estarão qualificados para promover a acessibilidade comunicacional e ampliar o conhecimento sobre a língua. "Incluir é olhar as diferenças de maneira que as barreiras possam ser ajustadas, para que a equidade se torne uma constante na nossa sociedade”, ressaltou a Secretária de Educação Maria Aparecida (Branca).

O curso será realizado integralmente de forma presencial, com aulas nas sextas e sábados. A capacitação segue até o mês de junho, totalizando a carga horária de 160 horas, com certificados de conclusão emitidos pelo IFMT. Serão capacitados 34 alunos nessa primeira turma de capacitação, que tem nível básico/ intermediário e busca oportunizar capacitação a familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.

"Até o momento, é o único município que proporcionou esse curso gratuito para toda comunidade poder aprender a língua brasileira de sinais. O IFMT se sente honrado por fazer parte do processo", destacou a Diretora-geral do IFMT, professora Vanderluce Moreira.