Consórcio Nascentes do Pantanal e FUNASA inauguram Central de Triagem de Recicláveis e Transbordo de Lixo em Araputanga

O Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal inaugura nesta sexta-feira, dia 22, às 15:00 horas, na cidade de Araputanga-MT a CENTRAL DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS e TRANSBORDO DE LIXO de Araputanga.   Ressalte-se que a administração municipal em Araputanga já deu início ao trabalho de implantação da do serviço de Coleta Seletiva. Contratou a Associação de Catadores Reciclar para Viver Melhor com sede em Reserva do Cabaçal, que ampliou sua atuação agregando catadores do município e já estão operando na área, onde nesta sexta receberão as instalações prontas para o desenvolvimento adequado do trabalho e em breve também receberão equipamentos para o trabalho como prensa, balança e outros.   Além da Central de triagem de Recicláveis o empreendimento em Araputanga contempla uma unidade de Transbordo de Lixo que atenderá os municípios de Araputanga, Reserva do Cabaçal e Indiavaí, os quais levarão o lixo coletado até a unidade, para depois ser transportado até o aterro sanitário em Mirassol D’Oeste.   A logística regional do projeto prevê a implantação de outras três unidades de Transbordo, sendo uma em Jauru, Porto Esperidião e Lambari D’Oeste. Porem estas unidades previstas não estão contempladas no convênio. Os municípios buscam outras fontes para a construção.   O projeto é parte do Sistema Integrado de Resíduos Sólidos Consorciado que integra o sistema de tratamento de resíduos sólidos domiciliares - RSD e tratamento de resíduos de serviços de saúde – RSS, no complexo do Aterro Sanitário que está sendo construído no município de Mirassol D’Oeste, financiado com recursos da FUNASA por intermédio do Convênio Nº 538/2008 que já disponibilizou o valor total de 5,7 milhões, contemplando também veículos de coleta, transporte, máquinas e equipamentos para operacionalização do sistema e ainda mais uma unidade de triagem de recicláveis em São José dos Quatro Marcos que está em fase final de acabamento. Já os municípios consorciados já destinaram mais de 1 milhão em contrapartida para o projeto, contemplando a aquisição da área do aterro em Mirassol D’Oeste.   O Complexo de Tratamento e Destino Final de Resíduos em Mirassol D’Oeste está sendo finalizado e em breve o Consórcio deve dar entrada no pedido de licença de operação junto a SEMA.   Participam do Projeto Integrado do Sistema de Resíduos Sólidos os  municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.