Audiência Pública - LDO-2022, PPA-2022/2025

Por ASSESSORIA

Audiência Pública - LDO-2022, PPA-2022/2025

A Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da Secretaria de Administração, realizará no dia (21) às 09h uma audiência pública para debater sobre o Plurianual (PPA) 2022/2025 e às 15h sobre o (LDO) Lei de Diretrizes Orçamentárias. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Araputanga.

O que é PPA e LDO ?

O Plano Plurianual (PPA O Plano Plurianual (PPA) é, hierarquicamente, o primeiro desses instrumentos. Nesse documento, que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de 4 anos, é estabelecido um planejamento de médio prazo para o país, o estado ou o município. Seu conteúdo é mais estratégico, contemplando investimentos em obras que durem mais de um ano, por exemplo, e oferecendo um norte para que os outros dois instrumentos orçamentários (a LDO e a LOA) sejam desenvolvidos de forma mais integrada e coesa. Além disso, o PPA ajuda a garantir a continuidade dos projetos públicos, já que sua vigência começa no segundo ano dos mandatos e se encerra no primeiro ano do mandato seguinte. Ou seja, o PPA desenvolvido por um governante deverá, necessariamente, ser executado pelo seu sucessor, independente de questões ideológicas ou partidárias.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Com base no que foi estabelecido pelo PPA, o Poder Executivo de cada membro da federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) deve enviar aos seus respectivos órgãos do Poder Legislativo, um projeto de lei que estabelece quais são as prioridades e metas para o próximo ano. Depois de aprovado, esse projeto se chamará Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Se o PPA é usado pelo gestor público para traçar um plano de médio prazo, no caso 04 anos, a LDO serve para detalhar e organizar esses objetivos e metas para o ano seguinte, ou seja, 01 ano.  Em linhas gerais, a LDO tem como função fazer uma ligação entre o PPA e o próximo instrumento orçamentário que vamos tratar, a LOA, promovendo um maior alinhamento entre os objetivos do plano de médio prazo e a realidade daquele ano, além de estabelecer limites claros e realistas para que o orçamento seja elaborado.