ARAPUTANGA SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE

O curso objetivou capacitar Profissionais da Área de Saúde para o diagnóstico precoce de pessoas que vivem com IST’s.

Por Luis Carlos Henrique

ARAPUTANGA SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE

Entre os dias 16 e 17 de abril de 2019, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Cáceres, realizou, no município de Araputanga, o Curso de Capacitação, teórico e prático, em Teste Rápido para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s, *Hepatite C e B, HIV, e Sífilis*

O curso objetivou capacitar Profissionais da Área de Saúde para o diagnóstico precoce de pessoas que vivem com IST’s, pois diante da atual epidemia de Sífilis a testagem rápida garante o diagnostico precoce da Infecção principalmente em gestantes. Segundo consta no Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS de 2018, são 40 mil novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida – HIV no Brasil.

Participaram do Curso aproximadamente 35 profissionais da saúde dos municípios de Araputanga, Rio Branco, Cáceres, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu e Indiavaí. O curso foi realizado no auditório do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Araputanga.

Do total geral de participantes,08 profissionais pertencem a equipe da Atenção Básica de Saúde de Araputanga.

‘Diante do atual cenário, a formação continuada, de nossos profissionais, se apresenta como essencial para promoção da saúde aos nossos munícipes, visto que os testes garantem os diagnósticos precoces. Porém é importante frisar que o processo de prevenção é realizado por meio da utilização de preservativos e outros cuidados básicos na manipulação de objetos perfurocortantes e outros’, disse Ana Paula Ferreira Neves Silva, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga.