Araputanga assina termo para adesão para implantação do Escritório Social

Araputanga é uma das cidades do interior de Mato Grosso a demonstrar interesse na instalação de uma unidade do Escritório Social.

Por ASSESSORIA

Araputanga assina termo para adesão para implantação do Escritório Social

O Prefeito Enilson Rios, assinou nesta terça-feira (07), na Câmara Municipal, o termo de adesão que possibilita a implantação do Escritório Social, em Araputanga. O município é o quarto em todo o estado, entre as 141 cidades, a promover a ação que dá apoio as pessoas que estão saindo do sistema prisional e, oferecerá serviço de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, amparo às famílias do ex-detento, capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Em seguida o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e Socioeducativo de Mato Grosso, fez uma inspeção de rotina na unidade do Centro de Detenção Provisória (CDP), para averiguar as condições da unidade de Araputanga.

Em continuidade às atividades, o gestor Miguel Vaz deu um passo importante para a implantação do Escritório Social em Araputanga, com a manifestação de interesse, colocando o município como parte integrante do projeto. A assinatura do termo de intenção aconteceu nesta tarde, em uma cerimônia liderada pelo supervisor do GMF-MT, desembargador Orlando Perri, e que reuniu juízes, defensores públicos, vereadores, Consórcio Nascente do Pantanal, prefeitos da região e secretários municipais, na Câmara Municipal de Araputanga.

O Escritório Social é um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar o acolhimento e encaminhamento das pessoas egressas ou pré-egressas do sistema prisional, com serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, amparo às famílias do ex-preso, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.

Araputanga é uma das cidades do interior de Mato Grosso a demonstrar interesse na instalação de uma unidade do Escritório Social e, a partir da assinatura do termo de intenção, o Poder Judiciário vai elaborar o termo de adesão que efetiva a participação dos serviços públicos oferecidos pelo Município aos egressos do sistema prisional.