1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Por Allison S. Loiola(Assessor de Comunicacão)

ACESSE AQUI
1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Aconteceu hoje a 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE aqui em Araputanga. O Evento contou com a presença e palestra do Professor Faustino Lopes da FCARP falando sobre o que é trabalho e algumas legislações, e também a Sra. Sílvia Thomaz que é a Diretora na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato, ela falou sobre a importância de Projetos Estratégicos e a Regionalização da Saúde.

A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Araputanga e a Prefeitura Municipal de Araputanga, a plenária aconteceu na Câmara Municipal de Araputanga e teve a presença de algumas autoridades como o Prefeito Enilson Rios, Vice-prefeito Marcos Aurélio, Leandro Ricardo que é o Presidente do CMS, o Secretário de Saúde Hudson e demais representantes.

Os delegados presentes foram divididos em três grupos para discussão e preparo de propostas para a Conferência Estadual, foram 3 eixos principais:
Eixo 1 - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Os grupos apresentaram suas propostas que foram aprovadas pelo plenário da Conferência, e então fizeram a eleição da delegação que vai representar Araputanga na Conferência Estadual, os eleitos foram:
Prestador de Serviço e Gestão: Titular Solângela, Suplentes Marcilene e Aline;
Trabalhador da Saúde: Titular Miriam, Suplentes Rafaela e Edna;
Usuários: Titulares Vanilton, Chrisciany e Adriana, Suplentes Iderci, Leandro e Maria Simão.

As propostas aprovadas podem ser vista na íntegra pelo link:

A Prefeitura de Araputanga, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde reforçam seu compromisso para construir uma saúde de qualidade em nossa cidade, acreditamos que com a participação de servidores, usuários e entidades parceiras do SUS, isso se torna uma realidade que favorece a população.

Conselho Municipal de Saúde
Prefeitura de Araputanga