Realizada ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Secretaria Municipal de Assistência Social de Araputanga e parceiros desenvolveu, durante o mês de maio, diferentes ações educativas objetivando a sensibilização da comunidade araputanguense sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Essas ações fazem parte de uma campanha nacional, intitulada “maio laranja” e tem como dia “D” o dia 18 de maio. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araputanga foi a responsável pelo desenvolvimento e execução das ações educativas, mas contou com parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. No município de Araputanga foi desenvolvida uma palestra educativa aos profissionais da educação das redes municipal e estadual, proferida por profissionais do Centro de Referência em Assistência Social e Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Após a formação, os profissionais da educação realizaram diferentes atividades de sensibilização de seus alunos, no interior das escolas. Um Pit Stop, com a distribuição de adesivos e panfletos educativos, também foi realizado. Para a Secretária Municipal de Assistência Social de Araputanga, Valéria Ramos Neves, “O principal objetivo é sensibilizar a população a respeito da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes e principalmente encorajar as vítimas e a população em geral a denunciar as ocorrências de abuso”. Como última ação do mês temático, na manhã do dia 25 de maio de 2018, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do município. Na oportunidade, participaram aproximadamente 300 pessoas, dentre elas, professores e alunos da rede municipal e estadual, componentes do grupo da melhor idade “Raio de Luz”, crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS de Araputanga, Policia Militar e estagiários do curso de psicologia da Faculdade de Quatro Marcos – FQM. Como fruto das ações, a secretária municipal Valéria Ramos Neves conclui que “Já estamos colhendo frutos do nosso trabalho, pois a partir dele houve denúncias por parte de vítimas que resultaram, inclusive, na prisão do abusador. Quando a denúncia ocorre à violência acaba!”.