Prefeitura e Parceiros Realizarão Mapeamento de Fontes Hídricas

Prefeitura Municipal de Araputanga em parceria com a Agência Nacional de Água – ANA e Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA, realizarão estudos ambientais de mapeamento de fontes hídricas. A parceria foi estabelecida em reunião realizada na manhã da ultima quinta-feira (19/07). “Com os dados colhidos por meio desse estudo será possível fortalecer as ações de preservação ambiental em nosso município, principalmente de suas nascentes. Na atualidade já realizamos ações de plantio de mudas em nascentes, temos o viveiro que já produziu e realizou a entrega gratuita de mais de 150 mil mudas de arvores, nos últimos 12 meses e, estamos projetando uma ação social para a recuperação da nascente do lago azul”, frisou Willie Martes, Gerência de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Urbano de Araputanga. Os estudos hidrográficos fazem parte das ações estratégicas do “Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Alto Paraguai” que se estenderá a 22 municípios, incluindo Araputanga. O plano foi desenvolvido pela Agencia Nacional de Agua – ANA e Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA, mas a pesquisa será realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso, instituição contratada para esse fim. “Estabelecer essa parceria demonstra o compromisso que a atual gestão municipal possui para com a construção de soluções democráticas e sustentáveis de conservação, qualidade e uso da água, garantindo o seu acesso em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, frisou Vagner Meira, secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O Projeto de construção do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Alto Paraguai ainda prevê que sejam realizadas diferentes encontros de discussões com a participação da sociedade, sobretudo de lideranças das esferas governamentais, acadêmicos, agentes de inovação, usuários da água e técnicos de recursos hídricos. “Mais uma importante parceria é concretizada, acredito que após a conclusão dos estudos poderemos iniciar uma sequencia de ações para a preservação, restauração e proteção de nossas nascentes, por meio de ações de educação ambiental envolvendo toda a população araputanguense”, frisou Joel Marins de Carvalho, Prefeito Municipal de Araputanga.