PREFEITURA DE ARAPUTANGA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE IPTU 2018

PREFEITURA  DE ARAPUTANGA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE IPTU 2018
Prefeitura Municipal de Araputanga iniciou no dia 26 de julho de 2018 a entrega dos boletos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU do exercício de 2018. No exercício 2018 a prefeitura municipal terá 5.741 (Cinco Mil Setecentos e Quarenta e Um) contribuintes. A estimativa de arrecadação é de aproximadamente 544 mil reais. “Os recursos recolhidos por meio do IPTU poderão ser utilizados na realização de ações públicas de setores como saúde, educação, obras e vias públicas, agricultura e outros, por isso tenho a certeza que a população irá colaborar realizando o pagamento”, frisou o Prefeito Municipal, Joel Marins de Carvalho. O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, do exercício de 2018, dentro da data de vencimento, poderá ser pago em qualquer agência bancaria, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e pela internet (home banking).Os contribuintes que realizarem o pagamento até a data de vencimento, 31 de Agosto de 2018, terão um desconto de 2,06% sobre o valor cobrado. Após o vencimento, os contribuintes só conseguirão efetuar o pagamento mediante a emissão da segunda via do boleto, para tanto os mesmos deverão se direcionar a setor de tributos da Prefeitura Municipal de Araputanga para impressão da segunda via de seu boleto. Conforme determina o artigo 358 e 360 da lei n. 585/2003, que institui o Código Tributário Municipal de Araputanga, os contribuintes que atrasarem o pagamento do IPTU receberão terão o acréscimo de 1% de juros ao mês e multa de até 6%. A porcentagem da multa dependerá do tempo de atraso. A realização de protesto público também é prevista em casos de atrasos. Até o exercício 2017, aproximadamente R$ 492.307,09 (Quatrocentos Mil, trezentos e sete reais e nove centavos) deixaram de entrar nos cofres públicos de Araputanga por conta de inadimplência no pagamento de IPTU. A entrega dos boletos, referentes ao exercício 2018, será realizada pelo correio local nos endereços de cada imóvel, mas os proprietários de lotes vazios deverão procurar o setor de tributos para realizar a retirada do boleto, a partir do dia 03 de Agosto de 2018. “Os boletos são emitidos pelo setor de tributos de Araputanga, mas a sua entrega é realizada pelos correios. Dessa forma havendo a impossibilidade de realizar a entrega, como ocorre em lotes vagos, à empresa devolverá ao setor de tributos. Por isso é importante que os proprietários de lotes vagos procurem o setor de tributos, após o dia 26 de julho para realizar a retirada dos boletos”, frisou o gerente do setor de tributos, Junio Cezar Pereira.