Por Allison Santana Loiola (Assessor de Comunicação)
                                                    Durante o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da Secretaria de Saúde, reforça as ações da campanha Novembro Azul – dedicada à saúde do homem, com ênfase especial à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de cuidados gerais com o bem-estar masculino.
O câncer de próstata é uma das principais preocupações de saúde entre os homens. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para o triênio 2023-2025 sejam registrados cerca de 71.730 novos casos por ano desse tipo de câncer. Além disso, a doença representa a segunda causa de óbito por câncer na população masculina no país. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que somente em 2023 a doença matou aproximadamente 17 mil homens no Brasil, média de 47 por dia. Por isso, o Novembro Azul busca sensibilizar os homens – e a sociedade – sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, realizar consultas e exames, quebrar tabus e avançar na conscientização.
Embora não exista uma “prevenção absoluta” para o câncer de próstata, há diversas atitudes que reduzem riscos, melhoram as chances de diagnóstico precoce e aumentam a qualidade de vida.
Realizar exames e avaliações médicas periódicas – o diagnóstico precoce eleva muito as chances de cura (alguns estudos apontam até 90 % em casos detectados cedo). Manter alimentação equilibrada – favorecer frutas, verduras, legumes, alimentos integrais; reduzir carne processada, gordura saturada. Praticar atividade física regularmente – o movimento contribui para controle de peso, melhora da saúde geral e redução de fatores de risco. Evitar hábitos nocivos – fumantes, consumidores excessivos de álcool ou pessoas com obesidade têm risco maior de doenças, inclusive câncer de próstata mais agressivo.
Manter peso corporal adequado, bom sono, saúde mental e controle de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, colesterol elevado) como parte de uma rotina de cuidado. Estar atento aos sinais de alerta – apesar de muitos casos serem assintomáticos, sintomas como jato urinário fraco, sangue na urina, necessidade frequente de urinar à noite devem motivar avaliação médica.
Em nosso município, a Secretaria de Saúde orienta todos os homens – especialmente acima dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos em caso de histórico familiar ou etnia negra – a buscarem avaliação urológica de rotina. A campanha Novembro Azul é um momento de reforço, mas os cuidados devem ser permanentes.
A Prefeitura reafirma o compromisso de promover ações de saúde, informação e atendimento, ampliando o acesso aos serviços de urologia, exames e orientações. Toda a comunidade masculina de Araputanga é convidada a participar, dialogar, cuidar-se e ser protagonista da própria saúde.
“Cuidar da saúde do homem é um ato de coragem, responsabilidade e amor à vida. Que este Novembro Azul marque o início de um novo hábito: procurar o médico sem medo, adotar práticas saudáveis e estar ao lado da família com bem-estar”, ressalta a secretária de saúde municipal.