Equipe de odontologia do município destaca parceria para realização do CRO Itinerante

No ultimo dia 25 de novembro a equipe de odontologia do município de Araputanga em parceria com o CRO e secretaria municipal de saúde, realizou o primeiro meeting de diagnóstico precoce de câncer na atenção básica. O evento contou com mais de 150 participantes, das áreas da saúde e educação tais como dentistas, enfermeiro, médicos, auxiliares, técnicos, agentes comunitários de saúde, professores e etc. Estiveram presente profissionais da saúde de varias cidades da região. Segundo os responsáveis pelo evento, havia uma necessidade urgente, de discutir sobre o assunto. Na oportunidade a ênfase foi o diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço. Este tipo de câncer, esta entre os mais prevalentes entre homens acima de 50 anos de idade. Além da capacitação, o ciclo de debates teve como objetivo fortalecer e aproximar ainda mais o Hospital de Câncer de Mato Grosso com o município de Araputanga. Principalmente os profissionais do interior devem estar capacitados para orientar o paciente no diagnóstico  precoce do câncer. Afirma a Cirurgiã Dentista do PSF Santo Antônio, Dr (a) Simone Pires Salomé. Diferente de muitos outros tipos de câncer, o de cabeça e pescoço, geralmente é visível. Por que deixar algo visível chegar a um estado mais avançado? Com este objetivo o meeting mostrou que é possível e importante o diagnóstico precoce do câncer,  complementou a profissional. Segundo o Dr. Marcio Vieira Cirurgião Dentista do PSF São Sebastião, temos hoje em Araputanga vários casos de câncer de boca e o que é mais preocupante alguns casos em pacientes jovens.  Todos sabemos que é muito difícil o tratamento, uma vez que o câncer já esteja em estagio avençado. Por esse motivo é importante que todos estejam capacitados para saber distinguir uma lesão cancerizável de uma lesão simples. O cirurgião dentista reforça que as lesões cancerizáveis consistem em alterações morfológicas do tecido na qual o câncer tem maior probabilidade de ocorrer, mas que podem também permanecer estáveis indefinidamente. São assintomáticas, ou seja sem dor, e podem apresentar-se como lesões brancas, vermelhas, enegrecidas, mistas, com ulcerações ou crescimentos. Na boca, as principais lesões cancerizáveis são: liquen plano, nevus ou nevo, leucoplasia e queilite actínica. Por isso torna se tão importante à prevenção. Ao final do encontro o presidente do conselho de odontologia, Dr. Luiz Evaristo Ricci Volpato reforçou as ações que o CRO – MT têm feito para levar capacitação aos profissionais do interior através do CRO itinerante e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe de saúde bucal do município através do projeto sorriso nota 10, e no atendimento  prestado as pessoas com deficiência da APAE de Araputanga, segundo suas palavras “modelo para outros municípios”  e se comprometeu publicamente em ajudar na estruturação da rede de atendimento odontológico da APAE. A equipe informou que já tem parceria com outros profissionais para os próximos anos realizar novos ciclos de capacitação e aproveitaram a oportunidade para agradecer a secretaria de saúde, o CRO e ao comércio que colaboraram para a realização do evento. Os organizadores reforçaram que o comércio e as empresas de Araputanga são muito solidários quando se trata da luta contra o câncer. Escrito por Márcio Vieira _DSC0294 (Copy) _DSC0287 (Copy) _DSC0282 (Copy) _DSC0279 (Copy) _DSC0271 (Copy)