SITUAÇÃO DENGUE/CHIKUNGUNYA E ZIKA
Na semana 04/2016, período que compreende 24 de janeiro a 30 de janeiro, na cidade de Araputanga-MT foram registrados 05 casos prováveis de Zika e 03 casos prováveis de Dengue. Nenhum caso foi registrado com relação à Chikungunya.
Índice de Infestação Predial (IIP) Dengue / 2016 / Semana 04
Imóveis Trabalhados: 1.164
Amostra Coletada: 16
Índice: IIP: 1,37%
Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da Dengue, Chikungunya e Zika?
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o
Aedes Aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
Por que uma vez por semana? O ciclo de vida do Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
O OVO DO AEDES AEGYPTI
O ovo do
Aedes Aegypti é bem escuro e é menor que um grão de areia, por isso é muito difícil enxergá-lo. É depositado pela fêmea do mosquito nas paredes dos criadouros, próximo à superfície d´água.
LARVA DO AEDES AEGYPTI
A partir dos ovos, nascem as larvas, que vivem na água. Por seu tamanho reduzido, aproximadamente o de uma cabeça de agulha de costura, dificilmente se vê onde estão. Não gostam de luz forte, por isso, ao abrir a caixa d´água, por exemplo, elas fogem para cantos sombreados.
Imagem aumentada em um microscópio.
As larvas variam do tamanho do buraco
de uma agulha comum até uma cabeça
de agulha de crochê.
MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos se transformem em mosquitos, que têm em média o tamanho de um grão de arroz.
Saúde da População
A Vigilância Sanitária é importante à medida em que fiscaliza e protege a população das situações de risco extremo a que a saúde individual, coletiva e ambiental são expostas. Segue alguns dos trabalhos realizados:
Arquivos de focos do mosquito Aedes Aegypti, onde a Vigilância Sanitária esteve, em virtude de denúncias recebidas no setor. Os responsáveis foram notificados. Em caso de reincidência, será multado de acordo com a Lei 939/2010, artigo 2º.
Arquivo de produtos apreendidos esta semana de alguns comércios da cidade de Araputanga/MT, por estarem impróprios ao consumo (vencidos). Toda mercadoria recolhida será encaminhada para incineração. Outros estabelecimentos ainda estarão sendo fiscalizados.
Boletim Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika – SMS/MT Nº 14
Secretário de Saúde: Jaquison Correa da Cunha
Gerente de Vigilância em Saúde: José Ricardo Ribeiro
Vigilância Sanitária: Keila Sabrina Corrêa Zago / Charles Garcia de Brito
Vigilância Epidemiológica: Suzamar Leite Aires / Rafaela Feliciani Trevisan
Vigilância em Saúde: Rua Francisco de Assis Ramalho, nº 920 – Centro / Araputanga-MT / Telefone: (65) 3261-3102.
Criação: Keila Sabrina Corrêa Zago |