logo
65 3261-1138 / 65 3261-1736 / 65 99935-6670
Ouvidoria Municipal (65) 9 9986 5098
Segunda a Sexta-feira: 7h as 11h e 13h as 17h

Associação "Reciclar para Viver Melhor'' realiza o 2° Carregamento de Materiais Recicláveis


Associação

A Associação de Catadores "Reciclar para Viver Melhor" realizou nesta quarta-feira (08/11/2017), o segundo carregamento de materiais recicláveis coletados em Araputanga - Mato Grosso. Segundo o Presidente da Associação, Sr. Claudemir Vanzella, foram carregados cerca de 15.000 kg (quinze mil quilos) de papelão e plástico que foram previamente coletados, separados e prensados. Estes, serão destinados à Cuiabá, onde serão vendidos e  as verbas decorrentes, revertidas em proveito dos catadores associados e da própria entidade.

 

Sobre a Importância dos  Catadores para o Meio Ambiente

 

A profissão de catadores de material reciclável é relativamente nova no Brasil, e vem sendo reconhecida pelo poder público à medida que as políticas referentes aos resíduos são implementadas; entretanto a atividade, segundo o IPEA (2013), vem sendo realizada no Brasil desde meados do século XIX, demonstrando que tal atividade vem acompanhando todo o desenvolvimento ano do país.

Os Catadores de Material reciclável, muitas vezes, são pessoas excluídas do convívio social por conta de suas condições, e encontram no lixo produzido pela sociedade seu sustento. Esta categoria social é composta de homens, mulheres e crianças, em sua maioria com baixa escolaridade e baixo poder aquisitivo, apesar destas condições são foco da política Nacional de Resíduos Sólidos, que preza pela inclusão social e desenvolvimento econômico destas pessoas.

Estas pessoas são agentes ambientais de fundamental importância para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Brasileira, recuperando a matéria-prima para reinserção na cadeia produtiva, além de tornarem-se multiplicadores das ações de Educação Ambiental.

 

Para que Associar?

 

O Artigo 8º da Lei Federal de Resíduos Sólidos traz como um dos instrumentos da PNRS, o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas, ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis ou recicláveis. Além disso, os Planos Nacionais e Estaduais de Resíduos Sólidos tem como conteúdo mínimo, apresentar metas para a eliminação e recuperação dos lixões, associadas à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

A Lei 11.445 de 2007, em seu artigo 57, traz uma importante modificação da Lei 8.666 de 1993, referente às contratações públicas, dispensando de processo licitatório, as associações ou cooperativas formadas por pessoas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de material reciclável.

Esta iniciativa demonstra a preocupação com os catadores e fortalece a inclusão social e o desenvolvimento econômico dessa parcela da população.

Através dessas associações, essas pessoas podem organizar-se para buscarem uma vida digna, com melhores condições de trabalho e conseqüente aumento da remuneração; pois a partir daí, elas irão comercializar seus produtos diretamente com o mercado consumidor, dispensando a figura do chamado "atravessador".

 

A Associação de Catadores “Reciclar para Viver Melhor” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araputanga, através das Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Educação, Saúde e Vigilância Sanitária, além do apoio incondicional do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal e Ministério Público.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?